8 de agosto de 2019

Uso de cartão virtual no combate à fraude digital

Dados apontam que milhares de pessoas fazem uso da internet para realizar compras e ficam expostas
a possíveis fraudes ou roubo de dados e acabam sendo lesadas de alguma forma

Muito se fala e se lê a respeito de como se esquivar dos perigos pelo caminho e fugir de golpes provocados por phishing (ameaça via Internet que pode ocorrer por meio de um e-mail) ou boletos falsos, resultando em pagamentos indevidos, entre outros meios que se valem para roubar informações em geral. O essencial é evitar cair em armadilhas e por isso, prevenir é necessário.

Atenção a alguns detalhes na rede ajudam a se proteger, entre eles a checagem da idoneidade do site utilizado e dos e-mails que constantemente caem na caixa de correio eletrônico. As tentativas de fazer com que o usuário caia em um golpe são diversas e é preciso ficar de olhos atentos e desconfiar de ofertas que são por demais tentadoras.

De acordo com a pesquisa Faces of Fraud 2019, elaborada pela especialista em segurança digital Cyxtera Technologies em parceria com o Information Security Media Group, as principais fraudes no mundo digital envolveram pagamento com cartão (56%) e phishing (44%). O volume de fraudes detectadas pelas instituições financeiras em 2018 se manteve estável ou aumentou na comparação com 2017, sempre causando inúmeros prejuízos para as pessoas que caíram nas armadilhas.

A BPP é uma Instituição de Pagamento com diversos produtos ofertados para o mercado financeiro e faz um alerta para que indivíduos em geral não realizem pagamento de boletos ou abram qualquer notificação sem antes conferir se o documento é totalmente seguro.

No caso de compras online, uma alternativa para evitar qualquer dúvida é a utilização do cartão virtual pré-pago. A BPP oferece esse tipo de produto que pode ser usado mais de uma vez, basta que o usuário carregue o valor necessário para realizar a compra que deseja. É necessário realmente ter muita atenção ao realizar o pagamento de boletos, verificando para quem estão pagando e se o nome que aparece no documento é de fato o beneficiário ou vendedor da sua compra!

O cartão virtual pode ser utilizado por pessoas desbancarizadas e por aqueles que temem ter seus cartões bancários clonados ao acessar sites que não são de uso cotidiano. Nesse caso se torna uma importante ferramenta a fim de se evitar fraude de clonagem de cartões. O número é gerado e enviado para o e-mail do usuário. De porte do número e código de segurança e com saldo suficiente nele contido, é possível realizar a compra.

“Esse modelo de cartão não físico é muito usado na função crédito por usuários que querem realizar compras no exterior. Pudemos verificar um aumento no número de pedidos em comparação ao mesmo período do ano passado”, informa Alexandre Ferrari, presidente da BPP.

A gama de produtos para atendimento do público é grande tanto para empresas quanto para pessoa física. Com a BPP também existe a possibilidade de se ter uma conta digital e um cartão. Nesse caso, basta o usuário transferir o dinheiro da conta digital para o cartão, para assim comprar o que precisar, evitando qualquer retirada indevida por não haver saldo no cartão, com a ideia de recarregar puxando da conta, somente quando for preciso.

“No caso do cartão vinculado à conta que oferecemos, a segurança está presente no momento que o usuário decidir por colocar os dados do cartão para realizar uma determinada compra. Ele pode deixar apenas o valor que necessita e tem a possibilidade de deixar um saldo no cartão no exato momento que estiver fazendo uma compra online, depois da compra o cartão poderá novamente ter saldo zero usando para isso o app que gerencia a conta”, ressalta o executivo.

No blog da BPP detalhamos as fraudes mais recorrentes e também inserimos outras dicas de prevenção. Para saber mais clique aqui – Dicas para se evitar fraudes no mundo digital.


Contato assessoria de imprensa

Se você tem alguma dúvida ou algum pedido entre em contato com a nossa assessoria de imprensa.

Renata Bigaram | imprensa@bpp.com.br

Press Kit e Guia da Marca

Aqui você encontra tudo que precisa para usar a marca dentro dos nossos padrões. Bom trabalho.

Logo BPP

Ícone APP

Telas do APP

Fotos