Como fazer um bom planejamento financeiro. Confira as dicas da BPP

Por

Com um ano que passou tão rápido e intenso como o de 2020, a alternativa para não ter surpresas no ano de 2021 é um bom planejamento financeiro. O planejamento pode ser útil de diversas maneiras como viagens, compra de algo de maior valor ou até para se prevenir.

Neste conteúdo, vamos apresentar uma série de dicas para te ajudar a fazer um planejamento financeiro. Esse é um passo muito importante para que os objetivos traçados possam ser alcançados com mais facilidade.

A BPP ajuda você a fazer um bom planejamento financeiro. Confira!

Planejamento financeiro: por onde começar?

Em todo início de ano, as pessoas pensam em fazer planejamentos, mas a tarefa mais difícil é saber por onde começar. O primeiro passo é reunir as informações financeiras mais importantes, como por exemplo, receitas e despesas.

Outros tipos de receitas devem ser incluídos, como saldo em conta corrente, aplicações financeiras e investimentos e previdência privada. Além disso, é preciso incluir o valor dos bens como jóias, carros e imóveis e o saldo devedor de financiamento e empréstimos.

Comece avaliando a sua situação financeira atual, encontrando o valor do patrimônio líquido, que é a diferença entre ativos e passivos. Caso o valor do patrimônio seja positivo, é uma situação que está sob controle e tem um potencial de crescimento.

Caso o valor do patrimônio líquido seja negativo, o primeiro ponto do planejamento financeiro é confrontar todas as dívidas.

Para montar um bom planejamento, também é preciso levar em consideração a fase da sua vida. Por exemplo, os gastos e objetivos de um casal é totalmente diferente de uma pessoa solteira.

Com esses pequenos pontos separados, é possível iniciar o planejamento financeiro.

6 dicas para fazer o planejamento financeiro de maneira simples e fácil

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer o próprio planejamento. Trouxemos algumas dicas que podem ajudar a montar o planejamento de acordo com o seu estilo de vida e os seus objetivos, confira:

Especifique as suas metas

O primeiro passo para um bom planejamento é especificar as suas metas. Quanto gostaria ou poderia gastar em cada área da sua vida? O próximo passo é saber como alcançar cada meta estabelecida.

Para chegar a um valor menor nas contas da casa, por exemplo, é preciso diminuir o consumo de energia e de água. Essa é uma forma de, mesmo com o orçamento apertado, não descartar os momentos de lazer.

Portanto, faz com que tenha uma diminuição significativa no final do mês e esse valor pode ser usado para uma meta estabelecida. Por exemplo, fazer uma grande viagem em suas férias, começar a faculdade ou comprar um carro.

Gaste de acordo com o seu padrão de vida

A sociedade estimula o consumo, e muitas vezes, isso pode fazer com que a pessoa gaste além do que ela pode pagar. O planejamento financeiro ideal é aquele que prevê os seus gastos de acordo com o seu padrão de vida.

Ou seja, caso você gaste mais do que ganha, procure reduzir as despesas relacionadas a estilo de vida. Alguns exemplos são compras desnecessárias, salão de beleza ou barzinho todo final de semana.

A diminuição desses gastos pode ajudar a equilibrar as suas contas no fim do mês.

Acompanhe diariamente os seus gastos

Esse pode ser considerado um dos pontos mais importantes no planejamento financeiro, o acompanhamento dos seus gastos. Criar o hábito de acompanhar as suas finanças diariamente é um processo bastante importante.

Você pode anotar sempre que houver algum gasto no seu dia, ou no final dele computar todos os gastos de uma só vez.

Sempre bom lembrar, faça o que for melhor e mais prazeroso dentro da sua realidade. Caso contrário, as chances de enjoar e abandonar todo o processo são grandes.

Com a ajuda da tecnologia, é possível administrar esses gastos com aplicativos financeiros. De fato, isso torna mais fácil, já que estamos sempre com celulares em mãos.

Mude os seus hábitos

O planejamento financeiro é uma questão de hábito, caso não tenha uma boa relação com as suas finanças, comece a mudar. A partir do momento que você muda os seus hábitos financeiros, a planilha começa a fazer cada vez mais sentido.

Veja quais comportamentos negativos não deixam você ter uma boa relação com seu dinheiro. Por exemplo, fazer compras enquanto está deprimido, gastar em excesso com lazer e outros pontos.

Após isso, comece a trabalhar nesses pontos para que a mudança comece a acontecer.

Faça o uso de uma planilha financeira

Uma planilha financeira pode se tornar a sua melhor amiga para alcançar os objetivos do planejamento financeiro. Com a ajuda desta ferramenta, você consegue acompanhar todos os seus gastos e fazer algumas análises.

Com essas análises é possível ver como estão as suas metas e se está tudo correndo de maneira correta. Além disso, a planilha financeira ajuda caso esteja com o orçamento apertado, fazendo com que você veja o que pode ser reduzido.

Considere que pode haver imprevistos

A vida não é perfeita e pode sim acontecer alguns imprevistos no decorrer do planejamento financeiro. Nesse sentido, considere possíveis imprevistos e inclua-os no planejamento.

A melhor forma de manter isso no planejamento é criando uma reserva de emergência, caso não possua nenhuma grande dívida. De fato, essa pode ser uma grande escolha, pois com ela é possível guardar um valor exclusivo para eventualidades.

Dessa maneira, caso venha ter momentos difíceis, eles podem ser enfrentados de maneira mais simples, com um suporte importante. Depois de traçar uma reserva financeira, uma outra ideia é buscar por investimentos e encontrar as melhores opções para seu patrimônio crescer.

Com essas dicas, é possível estar um passo à frente na criação de uma planilha financeira. Algo que pode servir de grande utilidade para que objetivos traçados possam ser concretizados de maneira mais saudável e simples.

Dessa forma, melhorar a saúde financeira é uma das prioridades nestes conteúdos que a BPP oferece. Mostrando que em pequenos passos, grandes mudanças podem ocorrer através de um bom planejamento financeiro.

Para mais conteúdos relacionados a finanças, clique aqui em entre em nosso blog. Contamos com diversos conteúdos que podem ajudar você a manter uma boa relação com o seu dinheiro.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.