Planejamento: as principais datas comerciais de 2020!

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Com o novo ano chegando em poucos dias, seu negócio já deve ter uma boa estimativa sobre as metas alcançadas em 2019.

Para te ajudar a atingi-las com mais segurança em 2020, preparamos um artigo especial com as principais datas do comércio para o próximo ano!

Começou tudo de novo: Janeiro está chegando e o calendário comercial se reinicia. voltam as roupas da temporada, crescem as buscas por academias e viagens e o comércio se prepara para as tradicionais datas do ano.

Para que você aproveite ao máximo todas as datas especiais para o comércio, confira este especial!

Janeiro

Neste mês, o volta às aulas é a principal força. Por isso, artigos de papelaria, produtos escolares, mochilas e tudo que cerca este público deve ter destaque.

Caso as vendas de Natal e ano novo não tenham sido o suficiente para limpar sua reserva, considere uma queima de estoque!

Ainda em janeiro, é bom que as companhias de viagens já se preparem para a demanda do

Carnaval, que acontece em 25 de fevereiro em 2020.

Fevereiro 

A data mais forte desta época é o carnaval. Neste momento, seu shopping pode realizar promoções que envolvam viagens, roupas e tratamentos estéticos.

Considerado o maior feriado do país, o Carnaval possui um bom impacto na economia e principalmente nas questões logísticas.

Planeje suas entregas com cuidado nesta época, já que os prazos podem aumentar, assim como o custo.

Atenção: para que suas campanhas tenham sucesso, a palavra chave é planejamento. Por isso, sempre olhe para o mês seguinte.

Em março, temos o Dia da Mulher e o Dia do Consumidor. Se atente!

Março: 

O mês da mulher é um período tradicional do comércio, mas que pode se tornar problemático facilmente.

Durante o planejamento de suas promoções para a época, tome cuidado com visões machistas ou ultrapassadas.

Invista em campanhas que trabalhem a imagem de sua marca como apoiadora a causa feminista, em busca de direitos iguais e melhor condição de vida.

Para empoderar as mulheres que irão participar de suas campanhas, um bom prêmio pode ser um cartão pré-pago que permite que ela escolha seu próprio prêmio.

No caso do BPP Promo, é possível carregar o cartão com prêmios de até 1 milhão de reais e delimitar o raio de utilização, fidelizando e movimentando as vendas de seu shopping, por exemplo.

Ainda, o dia 15 de Março é o Dia do Consumidor. Com cada vez mais empresas adicionando a data ao seu calendário de marketing, esta é uma boa oportunidade para atrair clientes ou realizar uma campanha de posicionamento.

Já no dia 20 de Março , começa o Outono. Momento ideal para troca de coleções em lojas de roupa.

Abril:

O mês mais feliz para os amantes de chocolates, Abril é época de páscoa, principalmente.

Para E-commerces, temos o Dia do Frete Grátis, data que o comércio abraçou há poucos anos.

Maio: 

O Dia das Mães vem Aproveite o mês anterior para p com tudo no dia dez deste mês, que se inicia com o feriado do dia do trabalho.

Essa data movimenta muito o comércio, sendo a segunda maior dentro do segmento de shoppings. Por isso, atenção redobrada no período! Em uma época tão importante, o planejamento das campanhas deve ser prioridade.

reparar seu estoque com produtos femininos e de selfcare, já que estes são itens mais procurados.

Em 2018, os itens que mais se destacaram no período foram Cosméticos, Eletrônicos, Eletrodomésticos e Pet.

Maio também guarda uma data celebrada pelos nerds e geeks do mundo todo: o dia do Orgulho Nerd (25/05). Este público espera promoções de artigos de cultura pop, como roupas estampadas, HQs, livros, games e muito mais.

Aproveite a presença digital deste público, que é um dos mais frequentes nas redes sociais e crie ações que chamem a atenção!

Junho:

Se em diversas partes do mundo o Valentines Day é comemorado em 14 de Fevereiro, o Dia dos Namorados, correspondente nacional da data, tem seu espaço no calendário do comércio brasileiro no dia 12 de Junho. Aqui, os kits para casais e promoções “compre um e leve dois” fazem muito sucesso.

Uma tendência da data é que os casais optem por experiências, então a data é benéfica também para restaurantes, teatros e outras formas de entretenimento.

Mais do que o dia dos namorados, o mês de Junho é marcado pelas festas típicas. Aqui, vale realizar quadrilhas no seu estabelecimento, realizar shows e queimas de estoque aproveitando as fogueiras de São João.

Ao final do mês, mais especificamente no dia 20, começa o inverno, algo que mexe muito com as áreas de Casa e Decoração, eletrodomésticos e, principalmente, Moda e Acessórios.

Julho: 

Julho é um mês transitório. Sendo um mês de férias, é comum que a busca por vestimentas e artigos diversos para viagens aumente. Se possível, deixe as promoções agressivas para a próxima data forte do mercado: o dia dos pais.

Agosto:

Volta às aulas e Dia dos Pais marcam esse mês. Assim como no Dia das Mães, é interessante sair do óbvio nesta época.

Apesar do segmento moda e acessórios se destacar, cada vez mais presentes tecnológicos dominam esta data.

Aproveite para explorar os diversos tipos de pais.

Em agosto e setembro, seus olhos – e estoques! – devem estar atentos à Black Friday, que fecha Novembro com chave de ouro.

Setembro:

O mês é marcado por lançamentos de tecnologia e, por isso, é muito importante trabalhar sua comunicação neste período!

No dia 15 deste mês é comemorado o Dia do Cliente, que já é aplicado em diversos marketplaces. Ofereça cupons, descontos e brindes!

Ao final do mês, no dia 22, a Primavera começa, sendo mais uma oportunidade para o setor de moda.

Seguindo os planos iniciados em Agosto, o planejamento da Black Friday e da Cyber Monday devem progredir. Apesar de serem datas mais expressivas, não podemos deixar de lado o Dia das Crianças, que exige comunicação diferenciada e ações dentro do shopping.

Outubro:

Chegou o Dia das Crianças! A data mais expressiva do mês exige uma comunicação especial, então, cuidado com suas campanhas! Invista em expressões positivas e coloridas e veja o aumento da busca por brinquedos e roupas crescer!

Em outubro, é normal que as vendas caiam, já que a Black Friday se tornou tão tradicional no mercado brasileiro que os consumidores acabam freando os gastos no mês anterior a data.

Mais uma dica: caso faça sentido para seu negócio, utilize o Halloween (31/10) para realizar alguma promoção! Nesta data, sua comunicação pode brincar com diversos elementos!

Novembro: 

Décimo terceiro, Black Friday, Cyber Monday e Dia dos Solteiros….Se antes novembro era uma época morta para o varejo, agora já podemos considerá-lo como o melhor mês para suas compras.

A novidade de 2020 é o Dia dos Solteiros, data criada pelo grupo Alibaba, maior e-commerce da China e que está se expandindo rapidamente pelo mundo.

Em muitos casos, os preços aplicados no dia 11/11, superam até mesmo os descontos de 70% oferecidos pela Black Friday!

Não perca a oportunidade!

Ao fim do mês, o grande dia do mercado chega novamente. A Black Friday de 2020 será realizada no dia 27 de Novembro e é seguida pela sua versão online do evento, a Cyber Monday, na segunda feira seguinte (30/11).

Os produtos mais procurados na data continuam sendo eletrônicos, livros, roupas e eletrodomésticos, mas todos podem aproveitar a data para realizar promoções.

Aqui, seu planejamento será testado: a fiscalização de promoções é alta e a imagem de sua empresa pode ser facilmente comprometida nesta época, caso os preços não sejam realmente vantajosos para os clientes.

Dezembro: 

O ano finaliza com as tradicionais festas de Natal e Ano Novo. Além disso, o verão se inicia no dia 21 deste mês.

Cada vez mais o consumidor brasileiro está adiantando a compra dos presentes de natal e, por isso, investir em promoções que estimulem o consumidor a frequentar presencialmente sua loja é ideal.

Além de aproveitar as compras por impulso, também é o melhor momento para oferecer um sorteio de algo que ofereça mudanças para o próximo ano, principalmente prêmios em dinheiro que possibilitem uma mudança de vida para o premiado.

Para realizar esse tipo de promoção, não deixe de contar com as vantagens dos cartões pré pagos da BPP.

Para o Natal e o Ano Novo, te oferecemos a solução ideal: o cartão BPP Promo, que barateia custos logísticos e de armazenamento, além de oferecer segurança e mais poder de escolha para seu cliente.

Agora que você já sabe quais as melhores datas para explorar no ano que vem, que tal iniciar o planejamento agora mesmo?

Feliz 2020, bons resultados e sucesso te esperam. Até mais!

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