Conta de Pagamento

Para que serve uma conta de pagamento?

Por

A conta de pagamento contribui para a inclusão financeira de pessoas sem acesso aos
bancos e simplifica o uso desse serviço. 

A conta de pagamento é muito semelhante a uma conta bancária — é possível realizar saques, fazer pagamentos de contas e outras transações como transferências. A grande diferença entre elas é que a conta de pagamento não faz operação de crédito, ou seja, o titular não tem acesso por meio dela a financiamento ou empréstimos.

A conta de pagamento é um produto importante para a inclusão financeira de pessoas sem acesso ao sistema bancário. É bem mais simples de ser aberta do que a conta bancária (corrente ou poupança) e disponibiliza serviços semelhantes. Para você saber para que serve uma conta de pagamento, escrevemos esse artigo que fala também da diferença entre ela e a conta bancária.

Quais as vantagens da conta de pagamento?

Pessoa Física ou jurídica

A conta de pagamento pode ser feita por pessoa física ou PJ: ela é para todos que querem aproveitar as suas vantagens. Totalmente digital, facilita a vida dos usuários — tudo é feito digitalmente, desde a abertura até às transações e acompanhamento.

Conta pré-paga

A grande vantagem de uma conta pré- paga — os pagamentos são realizados utilizando um valor aportado previamente pelo cliente — é evitar o endividamento. As contas que tenham saldo limitado a R$ 5 mil podem ser abertas de forma simples — para pessoas físicas, basta o nome completo e o CPF.  Para as contas que tenham saldo com limite superior a R$ 5 mil são exigidos outros documentos.

Oferecida por diferentes instituições

Vale lembrar que a instituição onde será aberta a conta pode exigir documentos adicionais, caso julgue necessário. As contas de pagamentos podem ser oferecidas tanto pelas instituições de pagamento como pelos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras.

Segurança e proteção

Uma das grandes vantagens da conta de pagamento é sua segurança e proteção. Os recursos mantidos na conta não podem ser objeto de arresto, sequestro, busca e apreensão ou de qualquer outro ato ocasionado por débitos de responsabilidade da IP.

Da mesma forma, não compõem o ativo da instituição para efeito de falência ou liquidação judicial e extrajudicial. Os recursos ficam alocados em conta específica mantida no Banco Central ou aplicados em Títulos Públicos Federais, o que confere segurança aos depositantes.

Qual a diferença entre conta de pagamento e conta bancária?

Para você entender as principais diferenças entre conta de pagamento e conta bancária, preparamos essa tabela que facilita a compreensão.

Conta de Pagamento Conta bancária
Não exige atendimento presencial em agência Exige atendimento obrigatório em agência
Não realiza empréstimos Realiza empréstimos
Não possui proteção do fundo garantidor de crédito Possui proteção do fundo garantidor de crédito

Ambas oferecem cartão, permitem transações como TED e DOC, acesso online, abertura movimentação e encerramento digital.

Agora que você já sabe o que é uma conta de pagamento, entenda as vantagens de abrir a sua em uma instituição de pagamento.

O que é uma Instituição de pagamento?

Desde 2010, o mercado financeiro no Brasil se abriu para empresas focadas na inovação e tecnologia que criam produtos e soluções cada vez mais seguros e tornam os processos de transações financeiras muito mais ágeis.

Essas empresas são as instituições de pagamentos — empreendimentos financeiros que surgiram para facilitar os processos e transações financeiras de pessoas físicas e empresas. Supervisionadas pelo BACEN – Banco Central do Brasil, as IPs usam a tecnologia para criar soluções e produtos inovadores que simplificam as transações e as tornam muito mais seguras.

As instituições de pagamentos são semelhantes aos bancos tradicionais, embora apresentem diferenças e vantagens, como custos menores e mais segurança — inovando o mercado de pagamentos no Brasil. O foco é oferecer agilidade, transparência e flexibilidade para os clientes em todos os produtos e serviços que oferecem.

Conheça a BPP

A BPP é uma das primeiras instituições de pagamento regulamentada pelo BACEN, o que lhe garante um grau de solidez tão ou mais seguro que os bancos convencionais. O nosso código é o 301, o número da BPP, como o de um banco.

O código 301 torna a BPP uma instituição de pagamento integrante do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) e representa segurança e solidez para você a para a sua empresa.

O nosso foco é na inovação — simplificamos processos para empoderar negócios. As nossas soluções inovadoras resolvem os problemas das empresas e facilitam a vida das pessoas.

As soluções inteligentes da BPP priorizam as pessoas e o crescimento do negócio, levando agilidade ao controle de operações e ao gerenciamento de finanças que podem ser feitas online de forma prática e segura.

Unimos praticidade, flexibilidade e eficiência em nossos produtos para que eles resolvam exatamente o que as empresas e as pessoas precisam. Com a conta de pagamento você usufrui de todos os benefícios de uma conta digital BPP. Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.