Os principais desafios do planejamento financeiro empresarial

Por

Entenda de maneira simples como alguns erros financeiros podem estar impedindo o crescimento da sua empresa

Fechar o mês no vermelho é uma situação que apavora diversos gestores de empresas. Dentre os motivos que podem resultar em prejuízo na virada do mês, podemos destacar o mal planejamento financeiro, ou a falta dele, como principal responsável por essa situação.

Pode não parecer, mas pequenos e consecutivos prejuízos interferem de maneira direta o crescimento de um negócio. E isso vale tanto para empresas que estão começando, quanto para as mais experientes no mercado; afinal, transformar ideias negócios costuma ser desafiador em vários sentidos e manter um empreendimento ativo também é.

De maneira objetiva, os principais erros na conquista que podem ocorrer em um planejamento financeiro são: a falta de um planejamento anual, o descontrole de gastos e a falta de planos de ação inovadores.

Não se confunda

Possuir uma gestão financeira empresarial eficiente não é o mesmo que ter um planejamento financeiro bem elaborado. É verdade que as duas ações costumam andar juntas, mas o planejamento é um projeto voltado para o futuro, ou seja, ele prevê possíveis movimentações futuras da empresa.

Já quando falamos em uma gestão financeira estruturada, nos referimos a aplicação da estratégia do plano – incluindo eventualidades: como a tomada de decisão em situações atípicas, por exemplo.

Confira como ter uma gestão financeira mais eficiente para o seu negócio.

Em outras palavras, o planejamento e a gestão se complementam:
Imagine que um treinador de futebol está assumindo um clube da série “A”, que disputa o campeonato brasileiro. Esse profissional pode liderar a sua equipe para a conquista de títulos aplicando seus próprios conhecimentos: definindo o time de acordo com a qualidade dos atletas, mantendo um bom relacionamento com o grupo e motivando o time antes dos jogos (boa gestão).

Contudo, se esse mesmo técnico puder planejar a sua gestão utilizando outras estratégias como: fazer novas contratações, ter uma análise mais detalhada dos adversários, informações precisas de atletas da base do seu time que podem integrar o elenco entre outros recursos planejados, a chance desse time obter títulos é muito maior do que no primeiro caso.

Neste sentido, o planejamento financeiro empresarial é um estudo de possibilidades extremamente fundamentado em dados reais sobre o quanto, como e em que momento o capital deverá ser investido.

Planejamento Estratégico

Principais etapas para ter um plano financeiro eficiente:

1) Faça o planejamento das receitas e despesas para o próximo ano

“No ano que vem eu faço um planejamento” – nada disso. Comece a se preparar com antecedência; o correto é que a partir do dia 2 de janeiro a sua empresa já esteja buscando as metas traçadas no plano financeiro.

Dependendo do segmento seu negócio, se o maior movimento for no começo do ano, a dica é iniciar o planejamento no máximo dois meses antes de virar o ano.

Para iniciar o seu planejamento financeiro empresarial, baseie-se no seu fluxo de caixa deste ano, separando todos os gastos e recebimentos em categorias. Vale ressaltar que os valores dos sachês de açúcar, ou qualquer outro tipo de pequeno gasto, deve ser incluído nessa tabela.

Não desanime! A busca por esses dados é essencial para um plano eficiente. A elaboração de um projeto orçamentário pode ser uma ótima alternativa para esse projeto anual (confira mais informações sobre esse método clicando aqui).

2) Projete ações inovadoras

Com a segurança das informações levantadas, é hora de estabelecer novas metas. Mesmo sabendo que os cenários em relação ao futuro possuem um grau de incerteza elevado, procure incluir novos investimentos no seu planejamento; afinal, quem fica parado é superado pelo concorrente.

Procure por novas oportunidades de investimento, diversificação de produtos/serviços, automação de processos e maior controle financeiro da empresa.

Este é o momento de estabelecer objetivos criativos e, ao mesmo tempo, que estejam dentro da realidade da empresa; ou seja, ações possíveis de se realizar do ponto de vista físico e financeiro.

Fatores como: planos de ação, reserva financeira para gastos eventuais, papel que os funcionários deverão desempenhar – ou até a contratação de mais pessoal – contribuem para a conquista de melhores resultados.

3) Melhore o controle de gastos

A disciplina no controle de gastos é extremamente importante para a localização de gastos desnecessários e maior eficiência dos processos internos.

No reembolso das despesas, por exemplo, o alto nível de burocracia dificulta a visualização das despesas, ao mesmo tempo, promove processos improdutivos para os colaboradores.

A automação dos processos, no controle de despesas corporativas, pode ser uma solução viável para banir a papelada. O BPP Corp é uma alternativa para aumentar o controle financeiro da sua empresa, uma solução digital simples e inovadora que permite que os colaboradores tenham mais liberdade na hora de realizar compras e auxilia a empresa no controle de gastos empresariais com simplicidade, segurança e transparência, tudo feito em tempo real.

Entenda como essa solução pode aumentar a produtividade do seu negócio. Acesse!

 

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.