Os consumidores já estão pensando nas compras de natal

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Planejar sua campanha com antecedência é a resposta

O comportamento de compra do consumidor está sempre mudando, e com o surgimento de novas plataformas e formas de pagamento, isso se intensifica. Pensando nisso, é importante saber que existe uma verdadeira temporada de compras e que o planejamento antecipado dessas ações faz toda a diferença. Confira algumas dicas e boas práticas para sair à frente.

Entendendo o cenário

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio Varejista, realizada pelo IBGE, houve uma queda nas vendas em dezembro de 2018, provocada principalmente pela antecipação de compras no mês anterior. Essa antecipação é motivada pelos descontos da Black Friday, que acontece ao final de novembro e entrou oficialmente no calendário do varejo brasileiro.

Vendas Varejo
Em dezembro de 2018, o comércio varejista nacional caiu 2,2% em relação a novembro

Além disso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC)  aponta que o consumidor brasileiro está menos confiante na recuperação da economia e em sua própria situação financeira, portanto deve frear o ritmo de compras neste ano.

7 em 10 varejistas já sentem piora no cenário econômico de 2019².

Mas e então? Como planejar ações de sucesso? A solução está em entender como funciona a temporada de compras de fim de ano e desenvolver um planejamento adequado.

Entendendo a Jornada de Compras

Dentro dessa jornada, existem três períodos fundamentais. O primeiro se dá a partir de agosto, quando o cliente começa o mapeamento de preços dos produtos, a procura por opções de lojas e comparação. Nessa época, o consumidor já está atento, realizando uma pesquisa despretensiosa, à procura de oportunidades, mas ainda não começa suas compras. É nesse momento que as marcas podem começar a testar quais criativos funcionam com seu público e, posteriormente, desenvolver uma campanha de sucesso.

Jornada de Compra

Em novembro, a jornada de compras atinge seu pico, por conta das promoções e ações decorrentes da Black Friday. Nesse momento, é importante já ter despertado a atenção do seu público e ter apresentado seus produtos. Suas campanhas de promoções já devem estar sendo veiculadas e aproveitando o conhecimento adquirido com os testes feitos anteriormente.

Por último, temos o “Período de Pânico”, o mês de dezembro. Há uma parcela razoável de pessoas que deixam suas compras para a última hora, o que faz com que elas aceitem preços mais altos por conta da conveniência em comprar presentes na véspera das datas comemorativas.

Boas práticas

Separamos aqui algumas dicas de como você pode se antecipar e planejar melhor a temporada de compras.

Campanhas de Awareness

É importante realizar campanhas que gerem reconhecimento em públicos que ainda não conhecem a sua marca, principalmente no início da jornada. Isso porque o consumidor de fim de ano muitas vezes não coincide com seu público demográfico típico, já que está comprando itens para presentear outras pessoas.

Promoções premiadas

No final da temporada de compras de dezembro, você pode realizar alguma ação de promoção premiada, como um sorteio de prêmio. Essas ações são comuns em diversos tipos de negócios e, apesar de custosas no âmbito logístico (já que contemplam transporte da carga, armazenamento e segurança do prêmio), geram um alto nível de engajamento e sucesso. Para reduzir estes custos e te ajudar a poupar um tempo precioso que você deve utilizar para desenvolver sua estratégia, a BPP oferece a solução ideal: o cartão pré-pago BPP Promo. Com ele, é possível carregar até um milhão de reais no cartão e entregar ao premiado. Ainda, é possível delimitar o perímetro de uso do cartão e somente permitir que ele possa ser utilizado dentro de seu shopping ou centro comercial, por exemplo.

 

Vendas Comercio Mês a Mês

Promoções de desconto

Essas ações são estratégicas dentro da jornada de compras de fim de ano, principalmente durante o principal pico de vendas atual: a Black Friday. Nessa época, é importante utilizar os dados coletados durante a campanha de reconhecimento para uma melhor conversão entre o seu público.

Seguir o funil de vendas

De forma geral, toda a jornada de compras de fim de ano funciona através do que chamamos de funil de vendas. Ela compreende um percurso que vai desde a geração de leads até a conversão, por isso, é extremamente importante cumprir cada etapa da jornada e sempre analisar os resultados.

Invista em campanhas de remarketing

Após a fase de promoções de desconto, é importante fazer um remarketing com os clientes que se interessaram pelos seus produtos, mas ainda não foram convertidos (compraram). É importante utilizar os dados coletados previamente e enviar anúncios relevantes para os seus consumidores. Esse é o momento de fortalecer o relacionamento e considerar limpar o estoque para apresentar produtos novos nas ofertas de início do ano.

Conclusão

Demanda de Mercado

Os consumidores estão comprando mais cedo e sua marca precisa estar preparada para isso. A nova jornada de compras passa por vários canais e pontos de contato e a maior parte das compras costuma acontecer em novembro, na Black Friday.

Para se manter na mente do consumidor e gerar engajamento nesta época, as promoções devem chamar atenção e despertar desejo, sendo baseadas nos aprendizados dos meses anteriores à maior demanda. Sabendo do novo comportamento de compra do consumidor brasileiro, o mais importante é se planejar antecipadamente, seguir as práticas recomendadas e agregar valor nos períodos de baixa do mercado.

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