Investimento em qualidade de vida garante mais produtividade no trabalho

Por

A qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores caminham juntas nas empresas de sucesso, que atingem seus objetivos mantendo a motivação da equipe.

As ações de incentivo nas empresas são implementadas para otimizar a qualidade de vida dos colaboradores e produzir resultados melhores. Hoje, o ser humano é privilegiado nas organizações inovadoras, que atraem e retêm talentos motivando os profissionais e melhorando o ambiente de trabalho.

Os benefícios tradicionais — vales-refeição, plano odontológico, auxílio-creche — os mais inovadores — happy hour, horário de trabalho flexível, livre lanches — e ações de incentivo personalizadas — cartão incentivo — afetam positivamente a produtividade de indivíduos e equipes. 

Nesse artigo, falaremos sobre os benefícios de investir na qualidade de vida e garantir mais produtividade no trabalho. Continue lendo o texto.

O estresse prejudica a produtividade

O Brasil ficou em segundo lugar em pesquisa realizada pela International Stress Management Association, que listava os países com o nível mais alto de estresse do mundo. Muitos profissionais, principalmente os que lidam diretamente com o público, foram identificados com a Síndrome de Burnout — que representa o nível mais alto de estresse.

Esta realidade tem uma série de fatores causadores, entre eles, a má condição de trabalho. Trabalhar sob alta pressão, com recursos insuficientes e ambientes inadequados, expõe a saúde das pessoas a grandes riscos.

Altos níveis de estresse geram problemas tanto para os profissionais quanto para a empresa. Os funcionários estressados ​​são mais propensos a se envolver em acidentes de trabalho, não atendem bem os clientes e prejudicam toda a equipe.

A relação entre produtividade e qualidade de vida do empregado

O trabalho tem forte influência na qualidade de vida dos indivíduos, pois passamos a maior parte do dia realizando atividades profissionais, que demandam energia física e psicológica.

Para eliminar o estresse e aumentar a produtividade é essencial investir na qualidade de vida dos funcionários. Os esforços nesse sentido, aliados à manutenção de um bom ambiente organizacional são vitais para as empresas — diminuem a rotatividade, aumentam o nível de satisfação da equipe e a produtividade geral.

Por que investir na qualidade de vida dos colaboradores

As empresas que investem em inovação são as que conseguem se manter no mercado cada vez mais disputado. Elas se tornam mais competitivas quando investem na qualidade de vida dos colaboradores, pois sabem que o diferencial está nas pessoas e assim terão profissionais mais motivados e produtivos.

Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem, em termos qualitativos e quantitativos. O departamento de recursos humanos tem o papel de atrair, desenvolver e reter talentos. Um ambiente desfavorável contribui com a perda de colaboradores para outras empresas onde a qualidade de vida dos funcionários esteja inserida na cultura.

Como investir na qualidade de vida dos colaboradores

Invista em comunicação interna

A importância da comunicação interna é velha conhecida dos analistas de RH, mas é cada vez menos utilizada pelas empresas. Segundo Peter Drucker, um dos principais nomes em administração empresarial, mais de 60% dos conflitos internos são causados ​​pela falta de comunicação.

Ferramentas como quadro de mensagens, TV corporativa, intranet e até redes sociais, podem ser usadas para corrigir esses problemas. A medida mais importante é garantir que os líderes estejam engajados e dispostos a promover tais melhorias.

Planeje seu ambiente de trabalho

Um ambiente pouco iluminado, úmido, sem ventilação ou com equipamentos e móveis inadequados para o desempenho do trabalho, pode gerar altos níveis de insatisfação.

Oferecer condições básicas de trabalho é muito importante: previne acidentes e o desenvolvimento de doenças. Além disso, é direito do funcionário trabalhar em um ambiente saudável.

Mostrar interesse pelos colaboradores

Outra dica muito simples é mostrar interesse pela sua equipe. As pessoas não querem apenas um chefe, elas querem um líder que realmente se importe, com quem tenham empatia e possam ser escutadas em suas dúvidas e necessidades.

Seja mais flexível com o horário de trabalho

As empresas precisam de um certo nível de burocracia para executar suas operações. No entanto, a excessiva falta de flexibilidade pode prejudicar as relações internas e a qualidade de vida no trabalho.

Ser mais flexível quando se trata de horário de trabalho pode ser um bom começo. O Google, por exemplo, permite que seus funcionários invistam 10% do seu tempo em projetos paralelos, fora de sua área de especialização.

Ofereça benefícios reais aos seus funcionários

Como mencionado acima, muitas empresas investem em programas inovadores para melhorar o ambiente organizacional. Suas ações de incentivo valorizam cada colaborador, melhoram o ambiente de trabalho e aumentam a produtividade. 

A premiação personalizada agrega real valor na vida de quem a recebe e soluções como o cartão incentivo resolvem esse problema. Os prêmios em dinheiro são muito valorizados pelos colaboradores, pois eles podem escolher o que fazer com a gratificação. 

Conheça o cartão incentivo da BPP: o BPP Incentivo

O BPP Incentivo é um cartão recarregável feito para simplificar as ações de incentivo das empresas. Pode ser usado para compra e saque ou somente compra e carregado com até R$ 150 mil. A grande vantagem é que o cartão incentivo pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. 

O BPP Incentivo se apresenta como uma solução para motivar a sua equipe, gerar maior satisfação profissional e aumentar a produtividade no trabalho. Confira alguns benefícios:

  • agilidade e segurança — as transações são feitas pelo aplicativo, no seu computador ou smartphone, com segurança e rapidez.
  • simplicidade — você facilita a ação de incentivo ao oferecer para os colaboradores uma premiação onde eles têm escolha na hora de comprar.
  • gestão inteligente do tempo — soluções tecnológicas facilitam processos e otimizam a gestão do tempo, contribuindo para uma gestão mais produtiva e eficaz.

Agora que você sabe como a qualidade de vida dos funcionários afeta sua produtividade, invista em ações que apresentam os melhores resultados. Clique aqui para saber mais sobre o BPP Incentivo.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.