Fundo Fixo de Caixa

Fluxo de caixa: como manter as finanças organizadas

Por

Saiba como otimizar o Fluxo de Caixa, ter controle sobre as despesas corporativas e manter as finanças organizadas.

O fluxo de caixa é tarefa básica de qualquer empresa. No entanto o seu correto gerenciamento é facilitado com um planejamento estratégico que inclui o uso de soluções inovadoras.

Pode parecer estranho e até antiquado, mas muitos gestores ainda usam planilhas ou mesmo um caderno de notas para controle de despesas e entradas da empresa. No entanto, somente acompanhar diariamente o que entra e o que sai no caixa não é suficiente para manter as finanças organizadas.

O gerenciamento do fluxo de caixa é essencial para ter noção exata dos valores disponíveis para pagamentos, imprevistos, investimentos e outras movimentações financeiras. A tecnologia e a inovação contribuem com o desenvolvimento de produtos e soluções que ajudam na gestão do fluxo de caixa. Quer saber mais? Continue a leitura do texto.

Como organizar as despesas corporativas

O primeiro passo para organizar as suas finanças é definir aonde a sua empresa quer chegar. Traçar metas bem definidas é o ponto inicial do planejamento estratégico para organizar as despesas corporativas.

Em seguida, analise o seu fluxo de caixa para ter consciência dos seus gastos, dos seus ganhos e custos (como impostos). Para conhecer o seu rendimento, subtraia o que sai do que entra.

Com uma análise de gerenciamento de caixa, você poderá traçar metas reais e entender que mudanças são necessárias para alcançá-las. Ao planejar adequadamente, você começa a organizar as finanças da sua empresa.

Como gerenciar o seu fluxo de caixa

A melhor maneira de saber onde você está gastando seu dinheiro é analisar as transações bancárias dos últimos 4 meses para ter noção das tendências de gastos. Quanto mais você conhece as despesas da sua empresa, mais é capaz de economizar e saber onde pode cortar gastos.

Reveja também os custos com impostos e tenha clareza sobre suas rendas. Dessa forma, você saberá quanto pode investir em novos projetos e nas metas que pretende alcançar.

Ainda que sejam comuns as flutuações no fluxo de caixa, em qualquer empresa, o gerenciamento adequado evita a escassez.

Mudanças nas fontes de receita ou cronogramas de pagamento, operar com um déficit,

eventos inesperados ou não planejados, entre outros, podem gerar a escassez do fluxo de caixa. Com um gerenciamento eficaz, essa possibilidade é praticamente descartada.

Quando gerenciar o fluxo de caixa

Embora o gerenciamento do fluxo de caixa seja importante em qualquer momento para manter as finanças organizadas, torna-se ainda mais urgente quando a empresa está passando por mudanças financeiras significativas, como:

  • desenvolvimento e implementação de novos programas;
  • recuperação de déficits;
  • modificação no quadro de funcionários;
  • mudanças nas fontes e estrutura de financiamento.

Ao entender o fluxo de caixa e o planejamento antecipado, é possível evitar problemas e escassez, além de fornecer estabilidade para a empresa. Administrar o fluxo de caixa não é uma atividade única — as projeções devem ser atualizadas e revisadas regularmente. A frequência dependerá de cada empresa.

Quanto mais cedo você prever problemas de fluxo de caixa, mais fácil será resolvê-los.

Estratégias de Gerenciamento de Fluxo de Caixa

Existem várias estratégias que ajudam a prever e evitar déficits de fluxo de caixa. A primeira delas é avaliar se o déficit é um problema com o timing ou é uma indicação de um problema real. Entenda como agir nas duas situações.

Gerenciar o timing

Para encontrar o timing perfeito do seu fluxo de caixa, aprenda a acelerar recebimento de renda e a desacelerar pagamentos.

Gerenciar os valores (déficits)

Para gerenciar os valores (déficits), a estratégia é aumentar os recebimentos de caixa.

Em resumo, poderíamos dizer que para evitar problemas de fluxo de caixa, é preciso:

  • desenvolver orçamentos realistas e bem considerados a cada ano;
  • operar com o objetivo de um excedente de renda sobre as despesas;
  • construir reservas de caixa internas ao longo do tempo;
  • planejar com antecedência e muitas vezes;
  • estar ciente do fluxo de caixa e das suposições orçamentárias;
  • reagir às mudanças;
  • manter boas relações com fornecedores e contratados.

Como a BPP pode ajudar a sua empresa a manter as finanças organizadas

A BPP cria soluções completas e customizáveis para as necessidades das empresas. O nosso foco é a inovação, que possibilita caminhos simples, múltiplos e transparentes, capazes de reduzir custos, viabilizar os mais diversos negócios e ajudar a sua empresa a funcionar de forma ainda mais inteligente e eficiente.

Criamos o BPP Corp, uma solução para gestão de despesas corporativas sem burocracias.

Todas as transações são feitas de forma mais simples através de uma plataforma online completa e dos cartões pré-pagos.

Com o BPP Corp, gerenciar o seu fluxo de caixa ficou bem mais fácil. Realize transferências de forma instantânea com armazenamento dos comprovantes na plataforma. A recarga dos cartões e o acompanhamento das transações podem ser feitas a qualquer momento pela plataforma digital.

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba tudo sobre o BPP Corp e como ele pode otimizar o fluxo de caixa da sua empresa.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.