Fintechs tem se tornado as preferidas dos brasileiros em serviços financeiros

Por

As fintechs — startups inovadoras que oferecem serviços financeiros modernos — superam os bancos tradicionais na preferência dos brasileiros.

A palavra fintech foi criada pela união das palavras, em inglês, financial e technology (finanças e tecnologia). Em sua maioria, são startups focadas em inovar e otimizar serviços financeiros, simplificando a vida de pessoas e empresas. Os custos operacionais das fintechs são muito menores comparados com as instituições bancárias tradicionais.

Um recente estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, SPC Brasil e Sebrae, revelou que oito em cada 10 usuários afirmam que as fintechs são melhores ou iguais aos bancos. A pesquisa entrevistou pessoas de todo o Brasil, maiores de 18 anos,

para identificar o percentual de consumidores dessas startups no último ano.

Para que você entenda melhor essa mudança no comportamento dos usuários, escrevemos esse artigo para que você conheça as vantagens das fintechs e porque elas estão superando os bancos tradicionais no Brasil.

O mercado das fintechs no Brasil

Ainda segundo a pesquisa, 47% dos brasileiros entrevistados afirmam que o serviço prestado pelas fintechs é melhor que o das instituições tradicionais. Além dos que preferem as startups financeiras, 40% acredita que o serviço prestado é igual aos do banco e apenas 3% o qualificaram como inferior.

O estudo revelou uma expressiva adesão às fintechs — 64% das pessoas que moram nas capitais no país são ou já foram clientes de ao menos uma no último ano. As fintechs saem na frente das instituições financeiras tradicionais quando o assunto é taxas e tarifas (49%), processos operacionais (42%) e qualidade dos serviços prestados (37%).

Os usuários de fintechs entrevistados revelaram que 89% dos serviços ficam acima do esperado e 51% qualificou o processo de contratação muito ágil. Dentre os  serviços mais utilizados estão: conta bancária (45%), cartão de crédito (40%) e transações financeiras por criptomoedas (20%).

Vantagens das fintechs

Como o próprio nome diz, a principal vantagem das fintechs é a facilidade tecnológica que imprime no setor financeiro. As modernas tecnologias introduzem inovações na forma de realizar transações e pagamentos, abalando o sistema bancário. Tudo é feito online e o cliente não precisa se deslocar a uma agência física para realizar uma transação.

Os entrevistados da pesquisa citaram os principais motivos para contratar uma fintech:

  • praticidade de resolver tudo pelo celular — 41%;
  • menor burocracia para contratar serviços — 35%;
  • comodidade — 33%;
  • isenção de taxas e tarifas — 32%.

BPP: a fintech que simplifica a vida das empresas

A BPP é uma Instituição de Pagamento, um empreendimento financeiro, uma fintech. Nosso modelo de negócio é enxuto e se destaca no mercado financeiro do Brasil no segmento de pagamentos comerciais.

Nosso foco é a inovação e criamos soluções que reduzem custos, facilitam os processos e a gestão financeira das empresas. Usamos a tecnologia para criar soluções inovadoras que simplificam as transações financeiras.

A BPP possui o certificado do BACEN e é tão ou mais segura que os bancos tradicionais. A certificação das IPs e o controle de sua atuação, proporcionam segurança e agilidade para os clientes, em todos os produtos e serviços oferecidos.

Dentre nossos produtos e serviços, a conta digital está revolucionando a vida financeira das empresas.

Conta digital empresarial

A conta digital PJ da BPP oferece segurança e praticidade para realizar as transações financeiras da sua empresa. Funciona como uma conta-corrente, mas a diferença é que as transações — transferências e pagamentos — são feitas online, pelas plataformas web e app.

Com a conta digital, você evita a perda de tempo com deslocamento até a agência, filas e burocracias — não precisa de comprovação de renda para abrir a conta, que é isenta de mensalidade.

Além de simplificar as transações financeiras da sua empresa, você ainda conta com outros produtos e soluções da BPP que facilitam os processos de pagamento. Com a conta digital PJ, sua empresa pode contratar o BPP Corp e o BPP Pag para facilitar o gerenciamento das despesas e os processos de pagamento.

Agora que você já sabe porque os brasileiros preferem as fintechs aos bancos tradicionais, entre em contato conosco e abra sua conta digital PJ para inovar e simplificar a vida financeira da sua empresa.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.