Fintech X bancos: entenda a diferença entre os serviços financeiros

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Você sabe qual é a diferença entre banco e Fintech? Descubra como a inovação tecnológica está revolucionando os serviços financeiros.

A inovação em tecnologia financeira está transformando os serviços financeiros no Brasil e no mundo. As Fintechs são as startups da nova era. Os bancos, por outro lado, são gigantes financeiros, sinônimo de confiança e estabilidade. No entanto, estão adotando novas tecnologias para acompanhar a inovação implacável trazida pelas Fintechs.

Os usuários dos serviços financeiros de hoje, sejam pessoas comuns ou empresas, esperam mais personalização de suas experiências, levando à expansão e melhora desse mercado. O impacto das Fintechs é tão imenso — ocupam o primeiro lugar entre as inovações financeiras — a ponto de transformar a forma do sistema financeiro global.

O mercado financeiro no Brasil, fechado até 2010, desde então, abriu espaço para empresas focadas na inovação — fintechs —  como as Instituições de Pagamento. A BPP é uma IP focada em criar produtos e soluções que proporcionam liberdade e segurança nos processos e transações das empresas. Entenda a diferença entre os serviços financeiros oferecidos pelos bancos e pelas Fintechs.

Diferenças entre FinTech e banco

Fintechs são empreendimentos financeiros com modelo de negócio enxuto — startups — que atuam no mercado financeiro e no segmento de pagamentos. Oferecem mais agilidade, segurança e custos reduzidos nas transações financeiras e estão revolucionando o mercado. Principais características das Fintechs:

  • simplicidade;
  • acessibilidade;
  • agilidade;
  • contextualidade;
  • personalização;
  • conveniência.

Por outro lado, a maioria dos bancos tradicionais possui poucas dessas qualidades. No entanto, eles costumam ser associados à confiança e segurança e capitalização significativa.

A grande diferença entre as FinTechs e os bancos tradicionais é o objetivo. Os produtos das Fintechs são criados através da identificação de uma lacuna no mercado, enquanto instituições como bancos atendem a um público mais amplo.

Além disso, os bancos tradicionais se concentram principalmente no gerenciamento de riscos, enquanto as FinTechs, no gerenciamento da experiência geral dos clientes.

Inovações propostas pelas Fintechs nos serviços financeiros

Personalização

Os bancos estão seguindo a linha das Fintechs em termos de melhoria da experiência do usuário. Tradicionalmente, são instituições com um modelo de negócios muito resiliente que se concentra mais em confiança e segurança.

Já a FinTech se concentra na funcionalidade, personalização e conveniência. Preferem apostar na preferência do cliente: realizar transações por meio de plataformas móveis, smartphones e mídias sociais.

Padrão de comunicação

A premissa básica das Fintechs é a boa ‘experiência do usuário’. Nesse aspecto, os bancos ficaram para trás e estão apenas integrando boas práticas para garantir que os clientes tenham uma interação perfeita.

O foco da Fintech está em inovações que promovem transações mais rápidas, acesso 24 horas, consulta imediata e abertura remota de contas, o que dá muito mais significado à sua comunicação com os clientes.

Maior cobertura

A distribuição de mercado das FinTechs é maior devido à inclusão da conectividade do smartphone em comparação com a distribuição física dos bancos. Na Índia, a inserção móvel é de 80% enquanto a distribuição do banco é de 35%, o que dá à FinTech uma enorme vantagem sobre os bancos.

Funcionamento ágil

Os bancos são mais orientados ao processo. Os sistemas e a estrutura reguladora que eles carregam restringem sua capacidade de alavancar rapidamente novas tecnologias e lançar novos produtos e serviços que podem solucionar os problemas dos clientes.

Enquanto as FinTechs são mais orientadas para o cliente, têm modelos operacionais enxutos e estruturas organizacionais mais planas, com menos barreiras à mudança. Isso incentiva a inovação e a capacidade de derrubar e reconstruir estruturas que não apresentam desempenho.

As Fintechs oferecem novas tecnologias que proporcionam ao cliente uma experiência exclusiva, centrada na personalização, velocidade, relevância e entrega contínua. A Fintech otimiza processos financeiros complexos, tornando-os mais acessíveis para as pessoas.

Perspectiva de tecnologia

As Fintechs dependem de tecnologias como automação, inteligência artificial e aprendizado de máquina, razões para o ritmo de funcionamento mais rápido .

Os bancos tradicionais ainda estão lutando com a infraestrutura herdada. A incorporação de tecnologias como essas leva a erros menores, garante a qualidade do serviço e fornece velocidade em um prazo mais curto.

As Instituições de Pagamentos fazem parte do futuro digital

O futuro digital já chegou e as Fintechs estão ajudando a moldá-lo. A tecnologia financeira se tornará popular mais cedo do que imaginamos. Ainda que os bancos sejam os preferidos pelas principais necessidades bancárias, são as Fintech que lideram no setor de pagamentos.

Essas empresas nasceram na era digital, ao contrário dos bancos. A maioria deles tem muitos anos de existência, mas já deram um salto ao digitalizar operações bancárias de agências on-line e caixas eletrônicos, além de incursões na melhoria do mobile banking.

As Instituições de Pagamento viabilizam serviços com custos muitos menores do que os dos bancos. A segurança é tão ou maior do que a dos próprios bancos, além de toda a agilidade aos processos e transações financeiras que uma IP proporciona.

Nas IPs, os serviços são realizados nas plataformas digitais e quase tudo pode ser feito pelo smartphone — o que gera uma economia de tempo que tem efeito direto no aumento da produtividade. Os processos virtuais imprimem velocidade e permitem o acesso aos dados para identificar problemas e buscar soluções.

A BPP é uma Instituição de Pagamento que oferece soluções digitais personalizadas para simplificar os processos da sua empresa, facilitar a gestão financeira e empoderar o seu negócio. Quer saber mais sobre nossos serviços e produtos? Visite nosso site.

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