Bank as a Service: o mercado financeiro melhorando através da tecnologia

Por

Entenda um pouco mais sobre o Bank as a Service e como ele pode melhorar a rotina financeira da sua empresa através da tecnologia.


No mundo dos negócios, cada vez mais as empresas buscam meios de oferecer seus produtos de maneira mais completa e com mais autonomia para o seu cliente. Soluções como Uber e Airbnb entregam serviços de motoristas e locações residenciais sob demanda, com facilidade nos contratos e rapidez, sendo pagos conforme o seu uso, ou seja, as a service.
No mercado financeiro não seria diferente. Ter a possibilidade de um banco como serviço, ou como é chamado Bank as a Service, é uma novidade no Brasil e que tem chamado atenção não só das grandes empresas, mas também dos usuários.
A BPP trouxe um conteúdo que explica tudo sobre o Bank as a Service, mostrando as suas vantagens em relação ao mercado financeiro e como essa mudança pode ser de grande valia para todos. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O que significa Bank as a Service?

O Bank as a Service é uma solução tecnológica que permite a qualquer empresa oferecer serviços financeiros. Ou seja, sem precisar de um banco ou se tornar um banco, ela pode fornecer uma conta digital, por exemplo, independente do seu ramo de atuação.
Portanto, ela permite que mesmo os negócios não voltados para o mercado financeiro passem a se posicionar como instituições financeiras. Dessa forma, eles podem oferecer todos os serviços de um banco digital, como:

  • Conta digital;
  • Transferências;
  • Pagamentos instantâneos.
  • Boletos

Qualquer empresa pode operar como fintech a fim de fornecer mais benefícios aos seus clientes, ou até mesmo, seus colaboradores.
Para uma empresa, contratar o Bank as a Service não se trata apenas de adquirir tecnologia, mas sim, de obter mais liberdade, flexibilidade, agilidade e economia para transformar grandes ideias.
Dessa forma, é possível pensar em soluções que possam conectar de maneira mais rápida às necessidades e serviços de ponta, pronto para o Open Banking.

Como funciona o BaaS?

O Bank as a Service é disponibilizado para a empresa através de APIs (Application Programing Interface). As APIs são um conjunto de instruções e padrões de programação que fazem a ligação entre um ponto e outro.
Com a base nas APIs, as empresas aderentes conseguem acessar as funcionalidades do banco e criar seus próprios recursos.
Ou seja, a partir disso, é possível personalizar a ferramenta de acordo com a necessidade da empresa ou dos seus clientes.
Na prática, ele é uma ligação direta entre os bancos licenciados e outras empresas que não exercem atividades bancárias. Dessa forma, elas conseguem ofertar serviços financeiros, sem passar pela burocracia necessária para obter a licença de um banco, por exemplo.

Entenda um pouco mais sobre o Bank as a Service e suas vantagens

Graças ao crescimento em relação à transformação digital que os serviços financeiros têm passado, o Bank as a Service se tornou uma ótima chance de crescimento para as empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela FEBRABAN sobre tecnologia bancária, em 2018 houve um aumento de 56% no número de contas abertas pelo celular. Esse percentual representa cerca de 2,5 milhões de novas contas.
Mas não é só isso, pela internet banking, serviço que já está consolidado no mercado, houve um aumento de 434 mil contas abertas em 2018, contra 26 mil no ano anterior. Isso mostra a força que a tecnologia ganhou ao longo dos anos e sua consolidação.

Bank as a Service: o mercado financeiro melhorando através da tecnologia – Entenda um pouco mais sobre o Bank as a Service e suas vantagens


Porém, existem outras vantagens que fazem o BaaS ser uma ótima opção para a sua empresa, sendo relacionadas à tecnologia e segurança.

Flexibilidade

O BaaS oferece mais flexibilidade para que a sua empresa desenvolva um modelo de negócio que se encaixe de acordo com as suas necessidades. Ou seja, você monta o fluxo da sua empresa de acordo com as suas demandas e não fica engessado a uma estrutura colossal.

Automatização de processos

Automatizar processos operacionais na área financeira de uma empresa, substituindo a tão conhecida “troca de arquivos” por APIs, resulta em ganho de volumetria, escalabilidade e diminuição de custos com mão de obra. Novamente, o BaaS auxilia a maximizar a capacidade estrutural de uma empresa.

Segurança

Com o Bank as a Service, o seu negócio passa a ter mais credibilidade no mercado financeiro. Como toda a estrutura de segurança é garantida por outra instituição regulada pelo Banco Central do Brasil e que possui experiência no setor, isso passa uma boa impressão para os seus clientes e parceiros.

Custo mais baixo

Um dos principais atrativos do BaaS é o seu baixo custo de operação, sendo comparado aos custos de abertura de uma fintech do zero. Com isso, a sua empresa conta com uma tecnologia de ponta e uma equipe experiente, sem precisar formar um grande time interno e sem investir em back office e desenvolvimento.
A adoção do Bank as a Service na empresa é uma forma de operar melhor o fluxo financeiro e com mais autonomia. Basta procurar uma empresa especialista no assunto, como a BPP, que oferece um time de suporte de acordo com as suas necessidades atuais.
Com a empresa acompanhando os avanços tecnológicos e se adaptando a eles, as formas de ganho são inúmeras. Para mais conteúdos relacionados ao mercado financeiro e dicas que podem melhorar a rotina da sua empresa, acesse o nosso blog para conferir outros artigos.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.