Entenda o que é API e a sua importância no setor financeiro

Por

O modelo de open banking está chegando ao Brasil como uma nova maneira de ter mais controle sobre a sua vida financeira. Entenda no texto como as APIs agem de forma positiva nesse novo conceito.

O novo modelo de open banking, traz consigo uma grande expectativa de mudança em relação ao mercado financeiro. Para isso, é necessário que as APIs estejam preparadas para toda a interação necessária neste novo modelo de negócios. Entender o que são as APIs (Interface de Programação de Aplicativos ou Application Programming Interface) é primordial nesta etapa.

Neste conteúdo, trazemos algumas definições e características sobre APIs. Entendendo as tendências mundiais, o mercado deverá estar preparado para se adequar a todos os avanços tecnológicos.

O que é API?

API é um conjunto de rotinas com padrões de programação que servem para acessar aplicativos de um software ou plataforma web. Em resumo, ele é uma interface de programação dos aplicativos, como o próprio nome diz.

Geralmente, ela é criada por uma empresa de software para que sejam desenvolvidos produtos associados àquele serviço, tornando-se um intermediário.

De certa forma, isso acaba unificando os sites, tornando-os cada vez mais responsivos para os usuários.

Hoje em dia, existem vários desses softwares que disponibilizam suas instruções e códigos para serem usados em outros sites. De certa forma, isso acaba unificando os sites, tornando-os cada vez mais responsivos para os usuários.

O Google Maps, por exemplo, é um modelo de API que é bastante usada nos dias de hoje. Por meio de um código usual, muitos outros sites adaptam e utilizam os dados do Google Maps em seus sites, como aquele pequeno mapa que informa a localização da empresa, por exemplo.

Quando alguém está procurando por uma estadia, na hora de fazer uma viagem, é possível visualizar dentro do site do hotel a sua localização exata. Por consequência, isso ajuda também na hora de procurar o melhor caminho para chegar até o local, facilitando a experiência do usuário.

Este serviço é realizado através de uma API que serve como um comunicador através dos aplicativos ou sites de web. Eles funcionam através da comunicação de diversos códigos que definem o comportamento de cada objeto ou interface.

No mercado financeiro, podemos usar como um exemplo de API os sistemas de pagamento online. Esse tipo de API roda de maneira automática, interligando os bancos ou financeiras aos sistemas de pagamento intermediários, como as lojas online.

De fato, as APIs têm diversas funcionalidades e estão presentes em nosso dia a dia, mesmo que, em alguns casos, sendo imperceptíveis.

A importância da API para o setor financeiro

Com as APIs se tornando cada vez mais presentes nos processos do setor financeiro, é possível que os bancos, financeiras, fintechs e outros, proporcionem maior qualidade nos serviços prestados e com isso, atender todas as necessidades dos seus clientes. Os grandes bancos, por serem considerados tradicionais, tiveram que se adaptar a essa nova tendência do mercado para atender as exigências de seus clientes e não perder a base para concorrência.

De fato, essa transformação digital deu passos largos em pouco tempo, fazendo com que as operações que antes eram feitas presenciais, se tornassem digitais. Além disso, com o open banking considerado como um dos maiores avanços do setor, mostra que com o uso de APIs especializadas, é possível ter mais controle sobre a sua vida financeira.

Open banking no Brasil

O open banking é uma iniciativa que permite que as empresas acessem os dados bancários do usuário, caso ele permita. Seu maior objetivo é devolver esse poder para as mãos dos clientes, tornando mais fácil de mostrar seu histórico financeiro em outros bancos e financeiras.

Ao redor do mundo, o open banking vem crescendo de forma considerável, principalmente na Europa, redefinindo o cenário financeiro atual. De fato, com esse novo recurso, as financeiras podem oferecer serviços com maior qualidade para suas personas, já que eles podem ver todo o seu histórico financeiro.

No Brasil, algumas regras de funcionamento já foram aprovadas para a implementação do open banking. O sistema vai ser colocado em prática de maneira gradual, veja abaixo:

Fase 1:  01 de fevereiro de 2020 os participantes deverão divulgar as informações sobre canais de atendimento, taxas, produtos e serviços oferecidos.

Fase 2: Até 15 de julho maio de 2021, serão compartilhados os dados de transações e cadastros realizados, e tudo com o seu consentimento do cliente.

Fase 3: Até 30 de agosto de 2021 será iniciado o serviço de transação de pagamentos e encaminhamentos de propostas entre as instituições participantes;

Fase 4: Até 15 de dezembro de 2021 os serviços vão ser expandidos com adição de informações sobre seguros, previdência, investimento e câmbio.

A importância e os benefícios da API para o open banking

O compartilhamento de dados é realizado por uma interface de programação de aplicativo. Esse componente permite que um fluxo de dados entre sistemas seja compartilhado de maneira mais segura e ininterrupta. 

Não é preciso começar do zero a sua vida financeira em outro banco para a usufruir dos produtos, já que você leva o seu histórico financeiro para onde quiser. Com as APIs, o open banking tende a ser o modelo de negócio que garante que o cliente tenha controle de sua vida financeira.

As empresas de serviços financeiros estão despertando maior interesse pelo open banking e sabem o papel fundamental das APIs nesse momento. Para os bancos tradicionais, esse modelo de negócio é mais uma forma positiva de competição no setor, desenvolvendo seus recursos digitais para evitar a popularização de participantes com novas ofertas.

Esta ferramenta se tornou um motor significante para o crescimento de um negócio, por exemplo. Pelo fato da API no open banking simplificar a gestão das finanças, tornando tudo mais organizado ao modo do usuário, além de mais segurança no compartilhamento de dados.

O open banking vem para tornar o mercado mais competitivo, trazendo diversos modelos de negócio e fazendo com que o usuário tenha mais controle das suas informações. De fato, ter esse certo controle sobre a vida financeira, além das facilidades que as APIs trazem é um ótimo caminho para o futuro do setor.

A BPP acompanha de perto todas as mudanças do mercado financeiro, ficando atento a qualquer novidade ou mudança. Como primeiro Bank as a Service de verdade, estamos preparados para receber essas mudanças do mercado financeiro para nossos clientes. Clique aqui e confira mais soluções para alavancar o seu negócio!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.