Dicas para organizar as finanças para os gastos de final de ano

Por

Viagens, ceia, presentes… nesta época do ano, é muito comum que os gastos aumentem.  Para você não perder o controle e acabar se endividando , confira nossas dicas sobre como organizar as finanças para os gastos de final de ano.

O final do ano está chegando e, com ele, os gastos com festas e presentes de Natal, além de despesas extras como IPVA, IPTU, matrícula de escola e férias. Como passar por tudo isso sem se desorganizar financeiramente e começar o ano com dívidas?

Acredite, para iniciar o ano com as finanças organizadas, você vai precisar de um bom planejamento financeiro. Além disso, criar alternativas mais em conta para presentear no Natal, estabelecer prioridades e tomar alguns cuidados estão entre as nossas principais dicas para organizar as finanças para os gastos de final de ano. Confira!

Dicas para organizar as finanças neste fim de ano

Quite as suas dívidas

Essa é a primeira coisa que você precisa fazer — pagar o que deve. Caso contrário, é fácil priorizar o que não deve, gastar mais do que realmente pode  e acabar se endividando ainda mais. A dica é aproveitar o clima de confraternização e tentar negociar todas as suas dívidas, ou pelo menos, as que têm um juros mais alto.

Planeje os gastos  no final do ano

Dê férias ao seu cartão de crédito e limite-se a comprar apenas o que pode, à vista — uma quantia que não irá comprometer a sua conta bancária. Use essa oportunidade para organizar as suas finanças e planejar quanto dinheiro você pode gastar com compras de Natal e férias, por exemplo.

Faça uma lista de presentes de Natal

Papai Noel é quem  tem que comprar presentes para todo mundo, você não. Comece a sua lista pelas pessoas da família. Uma dica é reduzi-la ao máximo e pensar em presentear os que ficaram de fora com algum mimo feito por você, como biscoitinhos de Natal. Você irá agradar da mesma forma, demonstrando que lembrou dessas pessoas, sem precisar comprar presentes caros, que iriam comprometer o seu orçamento.

Fique atento as promoções

Nessa época do ano, muitas lojas fazem promoções. Faça uma pesquisa online do item que procura — muitas lojas oferecem condições boas, que podem ser úteis para você conseguir comprar tudo o que quer, mantendo o limite que você estipulou para gastar.

Presenteie dando o seu tempo ou presentes personalizados

Acredite, sua mãe e seu pai vão amar uma visita sua. A sua presença e seu abraço, certamente os farão  mais felizes do que um presente. Da mesma forma, presentes personalizados têm mais valor afetivo do que presentes caros. Um gesto atencioso de fazer algo para alguém que você gosta vale mais do que um item que, em alguns casos, a pessoa nunca vai usar.

Use o 13º com inteligência

O 13º salário pode ser um grande aliado ou um vilão, dependendo  da forma que você decidir utilizá-lo. Esse dinheiro a mais que chega em uma época onde os gastos aumentam pode ser perigoso, se você não se planejar. Use o benefício para pagar dívidas ou custos extras do começo de ano, como impostos, matrícula de escola, enfim, algo que seja prioridade.

Organize festas em casa e na casa de amigos

O fim do ano é um momento de muitas confraternizações, o que pode sair bem caro. A dica é convidar os amigos para encontros em casa, seja na sua ou na deles, pois assim você economiza. Além de criar oportunidades mais acolhedoras para festejar com os amigos, encontros e pequenas reuniões em casa saem muito mais em conta do que ir a bares e restaurantes.

Planeje as suas férias com antecedência

Talvez esteja um pouco em cima da hora e se você ainda não planejou as suas férias esse ano, fica a dica para os próximos. Como é uma época de feriado e festas, muitas pessoas aproveitam para viajar, o que deixa os preços de hospedagem e voos lá em cima. A dica para fazer uma viagem econômica, gastando o que você pode, é se planejar com meses de antecedência para conseguir tarifas bem mais baratas.

Use a tecnologia a seu favor

Nós, da BPP,  desenvolvemos soluções e produtos para facilitar a sua vida financeira. Se você quer fugir dos juros do cartão crédito, por exemplo, a dica é ter um cartão pré-pago digital. Você usa a tecnologia a seu favor — controlando  seus gastos e organizando suas finanças.

Gostou das nossas dicas? Se quiser conhecer mais nossos produtos e soluções que simplificam e ajudam a organizar as finanças, entre em contato conosco!

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.