Dicas de segurança para compras online

Por

Comprar online já faz parte da rotina de muitas pessoas. Comodidade, praticidade e conforto são características que contribuem para o aumento de vendas via e-commerce.

Porém, é importante ficar ligado (a) para não ser vítima de golpes e fraudes no âmbito digital.

Diminuir os riscos de cair nas armadilhas da internet é possível, seguindo algumas dicas de segurança para compras online. A Brasil-Pré Pagos selecionou algumas para você navegar e comprar mais tranquilo com o seu cartão pré-pago, confira a seguir.

Atenção redobrada no fim do ano

Décimo terceiro, festas de fim de ano, mais dinheiro injetado na economia. Este cenário é o preferido para os golpistas. E-mails com promoções arrasadoras surgem como iscas para atrair a atenção do consumidor, levando-o a acessar sites fakes, motivando-o a comprar. Fique atento!

Desconfie de tudo e sempre se certifique da procedência da loja e produto

Se você encontrou finalmente aquele produto que tanto deseja, por um preço atrativo, não seja levado (a) pelo impulso. Pesquise acerca da loja onde pretende comprar, veja se ela possui uma boa reputação (sites como o Reclame Aqui são ótimas alternativas para verificar a idoneidade e credibilidade da loja).

Usar o Google e pesquisar termos como “nome da loja + fraude”, ou “nome da loja + reclamações”, também são boas maneiras de conhecer a empresa e a forma como ela lida com os clientes. Obtenha o máximo de referências, para só então, fechar a comprar.

Endereço URL

De lojas virtuais até bancos e sites institucionais, qualquer tipo de site pode ser clonado de forma perfeita pelos fraudadores. Para não ser vítima, atente-se a URL do site que você acessou.  URL’s semelhantes, com troca de letras, muitas vezes passam de forma imperceptível, fazendo com que o usuário nem pereba que se trata de um site falso.

Ao ser direcionado à tela de pagamento, na inserção de dados como cartão de crédito pré-pago, repare se no canto esquerdo superior da barra de endereços, aparece o cadeado.

Ele é a sua segurança, de que está acessando um site protegido e que muito dificilmente seus dados serão interceptados.

Se no endereço, logo no início, tiver HTTPS, trata-se de uma segurança a mais, pois se trata de uma conexão criptografada com certificado digital.

Proteja seus dados

Ao fazer cadastro em algum site, vale aqui a mesma dica de averiguar se se trata de um site idôneo. CPF, RG, endereço, telefone, devem ser fornecidos apenas para sites de confiança.

Na dúvida, use um e-mail alternativo para fazer um teste de cadastro e verifique se o site é confiável quanto ao fornecimento de dados.

E-mails que solicitam atualização cadastral

Fique atento aos e-mails que notificam a necessidade de atualização cadastral ou troca de senha. Em sua maioria são e-mails falsos para captar mais dados. Atente-se ao remetente do e-mail e veja se é idôneo.

Visite a loja física

Viu o produto na internet, mas não tem certeza sobre o tamanho e material? Faça uma visita até a loja física, isso evitará que você tenha uma experiencia frustrante, caso o produto não seja o que você imaginava.

Proteja-se

Antivírus, Anti-Spyware e um bom Firewall são essenciais para a proteção online. Há aplicativos neste sentido, pagos e gratuitos. O importante é sempre utilizar e escanear periodicamente o seu computador ou smartphone.

Você costuma prestar atenção nestes detalhes, quando faz uma compra online? Já foi vítima de algum golpe ou conhece alguém que foi? Conte para nós e compartilhe estas informações extremamente úteis de segurança, em suas redes sociais.

Dúvidas? Só falar, estamos aqui para lhe ajudar sempre! Entre em contato conosco!

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.