Dia das mães: presentear as mães que trabalham em sua empresa traz engajamento e melhora a produtividade

Por

No Dia das Mães, ações propostas pelo RH podem valorizar as funcionárias e ajudar no engajamento da equipe.

Em uma data tão importante como é o Dia das Mães, as empresas precisam pensar em ações não somente para clientes externos, mas também de endomarketing.

Ações que incentivam o laço familiar também na empresa, fazem os funcionários se sentirem cada vez mais parte do local de trabalho. Afinal, na maioria das vezes, as mães passam mais tempo do dia nas empresas do que em casa com suas famílias.

Sobre o Dia das Mães

A data tem origem no começo do século XX, nos Estados Unidos, depois que uma americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e resolveu criar esse momento para homenagear a importância da figura materna.

Aqui no Brasil, o segundo domingo do mês de maio é o escolhido para ser o Dia das Mães, e é comum que os filhos homenageiem suas mães na data com atividades e passeios especiais, além de entregar presentes para elas.

Mas não só os filhos podem reconhecer suas mães, já que a data passou a ser um importante momento sazonal para que as empresas também possam aderir e valorizar as mães funcionárias.

Datas sazonais são a oportunidade para a empresa usar a criatividade

As datas tradicionais do calendário são boas oportunidades para as empresas abusarem da criatividade para presentear seus funcionários, ajudar a construir laços e um ambiente mais colaborativo, onde o papel desses colaboradores pode ser mais reconhecido e valorizado pelos seus colegas.

Isso sem mencionar que funcionários engajados implicam diretamente na produtividade de uma empresa. Em 2018, a Bain & Company realizou um estudo exatamente sobre o tema e descobriu o seguinte:

– Funcionários que não estão engajados são 125% menos produtivos do que os demais, “contaminando” o ambiente.

Quer mais? Uma pesquisa da Gallup deduziu que apenas 27% dos colaboradores de um empregador são engajados e produtivos, ou seja, a maioria dedica seu tempo, mas não sua energia no trabalho.

As empresas podem mudar este cenário planejando pequenas festas ou premiando suas colaboradoras no Dia das Mães, oferecendo visitas de seus filhos ao local ou oferecendo um day off para elas.

Ou ainda criando oportunidades para que elas possam contar seus desafios profissionais e pessoais. Compartilhar a dificuldade de exercer suas tarefas também surte efeito no clima interno de uma empresa.

Independentemente de quais forem as iniciativas utilizadas, premiações e reconhecimentos representam um gesto que faz com que as pessoas se sintam como parte importante do negócio e passem a ver situações do dia a dia com outros olhos.

Ações para engajar

Como, então, motivar os colaboradores a participar das ações no Dia das Mães? Com algumas dicas:

Então como premiar?

Muitas empresas fazem ações que dão presentes ou brindes para as funcionárias que são mães. De canecas a massagens, as empresas tentam usar a criatividade para surpreender as mamães.

Mas com o cenário atual e com as prevenções adotadas no cuidado contra a transmissão do coronavírus (COVID-19), muitas empresas têm solicitado aos seus funcionários para trabalharem em suas casas.

Assim, realizar ações presenciais se torna cada vez mais difícil e a internet se torna um bom aliado para reconhecer, engajar e presentear os funcionários.

Com o BPP Presente, a possibilidade de presentear se torna infinita, já que ele funciona em formato de cartão, com um saldo carregado pela empresa, e é aceito em milhares de estabelecimentos.

As funcionárias podem receber o BPP Presente em casa e utilizar o valor em lojas virtuais, com liberdade para usar da forma que preferirem.

Se ela é fitness, por exemplo, pode usar em produtos esportivos. Se ela quiser utilizar para pedir o almoço ou o jantar em um restaurante e consumir no conforto de sua casa, também pode. Os usos e exemplos são diversos com o BPP Presente.

Tags:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.