Conta Digital Empresarial

Como usar minha conta digital com segurança e evitar fraudes bancárias

Por

Descubra como usufruir dos benefícios da sua conta digital com segurança e evitar cair nos golpes da internet.

A era digital está transformando o mundo, mas também possibilita novas formas de fraude que atingem empresas e indivíduos. Alertar sobre segurança na internet se torna cada vez mais importante à medida que nossas pegadas digitais se expandem.

Com o avanço da tecnologia, não é surpresa que as fraudes bancárias digitais também aumentem. Os criminosos virtuais estão sempre buscando oportunidades de atacar indivíduos e empresas, assim como maneiras de ganhar dinheiro rápido — e o crescimento da Internet facilitou essas buscas.

De roubo de identidade a esquemas de phishing, a fraude digital é uma realidade infeliz para a qual temos que estar preparados. Qualquer um pode se tornar uma vítima ao usar uma conta digital. Por isso, reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a combater esse tipo de fraude em suas diversas formas.

Como usar sua conta digital com segurança

Crie senhas seguras

A senha é o fator fundamental para proteger suas contas e dados. No entanto, se você usar a mesma para todas as contas, ou uma semelhante, se coloca em perigo. Evite a reciclagem de senhas, pois os hackers podem facilmente coletar suas informações pessoais (data de nascimento, endereço, nome de solteira da mãe etc.) e usá-las para responder perguntas de segurança para acessar sua conta bancária ou informações de cartão de crédito.

Se você sentir dificuldade para lembrar todas as suas senhas, a dica é anotá-las e mantê-las em um local seguro. Outra alternativa, é usar um gerenciador de senhas que armazena todas as suas senhas com segurança, muitos deles também geram senhas aleatórias para que você possa usar.

Lembre-se de criar senhas aleatórias, com mais de 8 caracteres, incluir números, letras e caracteres especiais. O ideal é alterar regularmente suas senhas, especialmente para serviços bancários on-line.

Proteja-se de ameaças

Para realizar qualquer transação on-line, é essencial ter um software de proteção contra malware e antivírus de boa reputação instalado no seu computador ou celular. Esta é uma proteção inicial para hackers e fraudadores, pois esse tipo de software é usado para detectar qualquer outro mal-intencionado ou ameaças à sua segurança. Mantenha-os sempre atualizados, pois o mais recente oferece maior proteção.

Navegue com segurança

Quando estiver on-line, certifique-se de usar um computador seguro em casa ou no trabalho para usar serviços bancários. Evite usar computadores públicos ou compartilhados, como em um Cyber Café, pois nunca terá certeza da segurança do software e poderá comprometer seus dados.

Se estiver se conectando a uma rede Wi-Fi pública / gratuita, considere o uso de uma VPN (Rede Privada Virtual) para proteger seus dados e navegar seguro. Depois de concluir suas ações digitais, lembre-se de sempre efetuar logout e desativar o recurso “lembrar senhas” no seu navegador.

Proteja-se dos golpes de phishing

Golpes de phishing são ataques muito comuns de hackers para obter suas informações. Os cibercriminosos criam e-mails e SMS que parecem legítimos e, em seguida, usam táticas de intimidação para induzi-lo a “confirmar” os detalhes da sua conta. Não abra e-mails ou anexos desconhecidos e nunca clique em links em e-mails ou SMS.

Se estiver preocupado com uma mensagem do banco, ligue diretamente para ele e peça que confirme as informações. Vale a pena baixar o aplicativo do seu banco no seu telefone, pois eles oferecem criptografia segura e autenticação de dois fatores.

Como consumidor digital, você precisa permanecer alerta, pois qualquer tipo de invasão digital pode comprometer seus dados e ter consequências devastadoras. Em resumo, lembre-se sempre dessas dicas:

  • não use as mesmas senhas;
  • use um navegador seguro;
  • use um anti-vírus;
  • use uma VPN;
  • seja cauteloso nas compras online.

Conta digital empresarial

Com os devidos cuidados na internet, é possível usufruir dos benefícios e da praticidade de uma conta digital empresarial. Na BPP, a conta digital PJ é uma conta de pagamento criada para otimizar a vida financeira das empresas, reconhecida pelo BACEN.

Todas as transações — transferências via TED, pagamentos e qualquer movimentação — são feitas online de um jeito fácil, rápido, sem filas e burocracias. Além disso, a conta digital não tem mensalidade e você ainda tem acesso a diversas soluções da BPP para o seu negócio.

A BPP oferece soluções digitais que otimizam a vida financeira da sua empresa e descomplicam as finanças, como o BPP Pag ou BPP Corp. A automatização dos processos financeiros do seu negócio, faz você ganhar tempo, economia, agilidade e segurança.

A conta digital PJ é uma solução com total segurança para empresas, usuários e portadores. A BPP é uma instituição de pagamentos integrante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e regulamentada pelo Bacen. Um modelo de instituição financeira com um grau de solidez tão ou mais segura que os bancos, em função de exigências de lastro e impossibilidade de alavancagem por meio de empréstimos.

Como usar minha conta empresarial com segurança?

Para usar sua conta digital PJ com segurança basta seguir as dicas que descrevemos neste artigo e manter o seu aplicativo da BPP sempre atualizado. Vale lembrar de nunca fornecer os seus dados fora do app — nós não solicitamos dados por telefone, e-mail ou SMS e nunca pedimos informações pessoais como senhas.

Agora que você já sabe como evitar fraudes na internet, usufrua dos inúmeros benefícios das soluções digitais com segurança. Restou alguma dúvida sobre como funciona a conta digital PJ da BPP? Clique aqui para saber mais.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.