Como as lojas estão se preparando para o Dia das Mães

Por

A data, a segunda mais importante do calendário sazonal do varejo brasileiro, exige variedade e atendimento personalizado.

Primeira data expressiva do calendário do varejo nacional e segunda mais importante do ano (perdendo apenas para o Natal/Black Friday), o Dia das Mães foi responsável por movimentar o varejo no começo de 2019 e levar um público 4% maior para as lojas físicas, em comparação com os resultados de 2018.

Uma data tão importante para as lojas físicas e e-commerces exige um bom planejamento estratégico para que o lojista alcance o sucesso nesta época concorrida.

Veja algumas estratégias utilizadas por lojas para incentivar as vendas no Dia das Mães:

Planejamento antecipado:

Em muitos casos, é comum que o lojista deixe o planejamento das ações de incentivo para o mês em que a data ocorrerá. Muito cuidado com essa estratégia, pois a data pode estar próxima demais do início do mês, como o Dia das Mães (10/05), e atrapalhar ainda mais seus planos para a mesma.

Recomendamos que o planejamento de cada ação seja realizado com pelo menos um mês de antecedência. Com todo este tempo disponível, é possível se preparar para eventuais contratempos, organizar ações de incentivo e treinamentos específicos com sua equipe, criar campanhas para o meio digital e muito mais.

Apesar de tudo, mãe ainda é mãe

E por conta disso, os presentes mais comuns para o segmento ainda são os mais procurados. Roupas, acessórios e calçados ainda lideram o ranking de procuras.

Segundo o site Consumidor Moderno, no ano passado, 41% das pessoas presentearam suas mães com itens de vestuário. Em segundo lugar, vieram os itens de beleza, com 27% das escolhas.

Saiba quem é o verdadeiro cliente

O dia é das mães, isso é fato. Apesar disso, não são elas quem irão às compras, certo?

Invista em criativos que chamem a atenção dos filhos adultos, que serão os verdadeiros decisores das compras realizadas neste período.

Ainda, é interessante voltar os olhos para os pais de crianças pequenas, que irão realizar compras em nome dos filhos para presentear a esposa, por exemplo.

Em datas sazonais, as lojas precisam pensar também nos pacotes de presentes e em itens que componham ou incrementem o presente inicial escolhido.

Cuidado com estereótipos:

Nos últimos anos, o perfil familiar mudou drasticamente. Agora, famílias diversas estão aparecendo cada vez mais em materiais de comunicação, representando a diversidade dos lares brasileiros.

Em seu material criativo, não se prenda ao modelo clichê de mãe dona do lar. Apresente mães jovens, descoladas, executivas, atípicas e muito mais.

É importante ter uma variedade de presentes, já que as mães são as mais diversas. Lojas de esportes e eletrônicos podem investir na segmentação também para a data, já que muitas mães estão aderindo a estilos de vida mais fitness e tecnológicos.

Datas especiais, ações especiais 

De nada adianta realizar as mesmas promoções de sempre em uma data tão expressiva como o Dia das Mães. Apenas reduzir valores de produtos ainda pode ser eficaz, mas não explora todo o potencial que a data proporciona.

Explore o desejo de presentear as mães em uma promoção de grande expressão, capaz de mudar vidas ou proporcionar ótimos momentos para a premiada.

Encontrar um prêmio que desperte o desejo em um público tão diverso como as mães – afinal, ninguém sabe qual será o perfil da premiada -, exige muita pesquisa e, além disso, o risco de que o prêmio não atraia a atenção sempre existe.

Nesses casos, o melhor a se fazer é oferecer um cartão pré-pago com uma quantia específica, para que a própria pessoa escolha como aproveitá-lo.

Nesta Dia das Mães, ofereça a seus clientes o cartão pré-pago BPP Promo. Ele é o único do mercado que pode ser carregado com a quantia de até um milhão de reais e ainda permite delimitar um perímetro de utilização.

Com o BPP Promo, seus clientes tem muito mais segurança na hora de retirar um prêmio, já que é só resgatar o cartão e gastar da forma que você propuser.

Organize as promoções no varejo e fidelize seus clientes em uma única ação!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.