Como a gestão financeira contribui para o sucesso corporativo?

Como a gestão financeira contribui para o sucesso corporativo?

Por

Entenda alguns fatores que podem auxiliar no sucesso da sua empresa e porque a gestão financeira é uma importante aliada no crescimento do seu negócio.

O sucesso corporativo é um objetivo para qualquer empreendedor, seja ele um iniciante no mundo dos negócios ou um veterano no mundo empresarial; afinal, mais do que o dinheiro, alcançar metas e superar desafios pode ser um prêmio valioso.

Geralmente, as respostas mais comentadas sobre como alcançar o sucesso corporativo envolvem capacidade de capital, condições de mercado e profissionais qualificados.

Dizer que apenas três aspectos são os responsáveis por garantir o sucesso empresarial, diante dos incontáveis procedimentos que cercam o ambiente administrativo, seria uma resposta muito simples.

Afinal, grandes instituições já fracassaram no mundo corporativo, mesmo possuindo esses três fatores; caso da OGX, por exemplo, que pediu recuperação judicial depois de ultrapassar os R$ 11,2 bilhões em dívidas.
Fora os aspectos citados, vale dizer que, persistência e uma gestão financeira estruturada são as grandes protagonistas quando o assunto é o sucesso corporativo.

Persistência diante dos desafios

Quem observa hoje, o faturamento bilionário da Apple, pode não saber que tudo começou em uma garagem da Califórnia – EUA, em 1976, com o otimismo e deslumbre de Steve Jobs e mais dois colegas.

A estrutura improvisada e o acesso limitado a profissionais qualificados que pudessem concretizar com agilidade suas ideias não impediram o crescimento expressivo da empresa alguns anos depois de sua criação, sendo capaz, até mesmo, de superar a gigante Microsoft por inúmeras vezes.

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário,
levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste.
É o que acontece com a maioria das pessoas”, 
Steve Jobs.

Gestão financeira empresarial: a ferramenta definitiva para o sucesso

Muitos empresários acreditam que terminar o mês com dinheiro em caixa significa a mesma coisa do que ter um lucro sustentável, mas isso não necessariamente é verdade.

“Nem a quantidade produzida, nem o lucro são, por si só, uma medida adequada
do desempenho da gerência e do empreendimento”,
Peter Drucker, escritor e especialista em administração.

Fato é que todos os setores de uma empresa estão ligados ao controle financeiro, como você bem sabe, e que a eficiência na rotina administrativa é um dos fatores que muito contribui para saúde financeira, atual e futura, da empresa.

Plano orçamentário

Antes de iniciar qualquer ação que demande investimento, por menor que seja o valor, é essencial que essa atividade/contratação esteja no plano orçamentário – projeto que controla as entradas e saídas de capital da empresa, tudo com um planejamento de contas que expresse o quanto, como, onde e quando ocorrem as movimentações de receitas e despesas.

O plano orçamentário possibilita determinar:

  • objetivos;
  • políticas;
  • estratégias.

BPP Gestão Financeira

Lembre-se que também é fundamental calcular a extensão do prejuízo e do lucro alcançado, já que essas informações podem ser decisivas para ações futuras.

Conheça soluções para controlar melhor as despesas da sua empresa

A importância de atualizar as informações financeiras da sua empresa

Possuir dados corretos, referente a todos os setores do seu negócio, é essencial para se ter uma gestão financeira estruturada.

E para ter o que se considera uma “gestão financeira eficiente”, o administrador deve buscar a melhor rentabilidade, visando o lucro dentro da sua realidade, e equilibrando os gastos. É importante observar cada brecha de oportunidade a partir de dados históricos, ou seja, extrair insights com base no aprendizado adquirido até o momento.

Com uma gestão financeira eficaz, você vai poder avaliar como seu capital rodou no passado e o que está acontecendo no presente. Assim, é possível localizar possíveis despesas desnecessárias.

É como fazemos quando vamos ao mercado: avaliamos os produtos em diversos aspectos, como preço, qualidade e resultado, só que de maneira mais simples. No entanto, quando não realizamos uma busca mais detalhada, descobrimos no fim do mês que poderíamos ter cortado algum tipo de gasto.

Investir em novas soluções

Vale a pena investir em plataformas que auxiliam na organização de informações e no controle de gastos. Adquirir um sistema que auxilie na busca por possíveis perdas, costuma gerar mais ganhos do que permanecer com pequenos prejuízos.

O BPP Corp, por exemplo, oferece uma proposta de controle de gastos por meio de uma solução digital que permite um maior controle em relação às despesas, além de possibilitar que os funcionários possuam mais autonomia na hora de realizar compras.

Em resumo, o principal motor do sucesso empresarial passa por uma boa gestão financeira e a BPP tem uma solução digital, prática e simples que irá te ajudar na gestão da sua empresa.

Acesse bpp.com.br e conheça mais ferramentas digitais para o seu negócio crescer.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.