A importância da educação financeira na infância

Por

Dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, data criada pela UNICEF para promover uma reflexão sobre as crianças em todo o mundo. Nós da BPP, preparamos algumas dicas de educação para os pequenos sobre o que mais sabemos: simplificar a relação das pessoas com as finanças!

A primeira coisa que vale a pena destacar é o estigma de que dinheiro não é assunto de criança. Desde a infância, as crianças também consomem produtos e é importante ensiná-las a usar os recursos com sabedoria.

Pensando nisso, existem várias medidas que os pais podem adotar para ensinar sobre dinheiro. Dentro da rotina diária, há pequenos gestos que podem ajudar muito. Ao ir ao supermercado, por exemplo, uma boa ideia é fazer a lista do que falta na despensa junto com seus filhos, assim eles aprenderão a ver o que realmente está faltando em casa e diferenciar desejo de necessidade de consumo.

A mesada, de igual maneira, é uma excelente aliada nesse processo, já que ela ensinará como administrar o dinheiro, o que fica ainda mais fácil com nosso BPP Mesada, um cartão pré-pago para seus filhos controlado por você. Estabelecer regras também vale como forma de instruir sobre a importância de ser responsável financeiramente.

A estipulação de tarefas a serem cumpridas para receber a mesada é outra sugestão interessante, pois desde cedo a criança entenderá que aquele dinheiro não vem gratuitamente, mas sim é fruto e compensação de uma tarefa ou trabalho executado. E as tarefas podem ser simples, como por exemplo arrumar a cama todas as manhãs ou ajudar a lavar a louça. Pensando nisso nosso cartão traz a possibilidade de programar transferências no valor e no momento que quiser, assim você pode ir pagando conforme o cumprimento das tarefas.

Outra atividade que pode e deve ser incentivada, é a velha técnica do cofrinho. Não precisa ser de forma literal, pois hoje já existem poupanças infantis e nosso Cartão Mesada que também possibilita uma maior liberdade, já que tem a bandeira Visa que é aceita

mundialmente em milhares de lojas. Mas incentivar os pequenos a guardarem parte de sua mesada é uma ótima maneira de mostrar a eles a importância de economizar, instruindo-os sobre o controle de suas finanças a longo prazo.

Outro detalhe muito importante é o fato de que os pais são os maiores exemplos do filho, então de nada serve tomar essas medidas e ao mesmo tempo não repensar os seus próprios hábitos de consumo. É importante levar isso em conta para exercer uma boa influência, sendo um exemplo de organização financeira.

Utilizando essas dicas, você conseguirá ajudar os pequenos a se planejarem melhor e a se relacionarem com o dinheiro de uma forma mais saudável. Às vezes é difícil tomar essas medidas, mas vale a pena ter esse cuidado agora para garantir um futuro econômico responsável para seu filho.

Conte conosco para facilitar essa missão, acesse a página Brasil Mesada e conheça todos os benefícios de pagar a mesada de seu filho com a BPP.

Veja também

Deixe seu e-mail e receba nosso conteúdo

A BPP é especialista em meios de pagamento inteligentes.

Seu e-mail não será publicado em outros canais.